Hoje fujo um pouco do campo, mas nem tanto. O assunto é algo diretamente ligado ao sucesso ou não de uma empresa. A comunicação é algo muito importante no ambiente pessoal e talvez ainda mais no ambiente profissional.
Boa comunicação faz com que os objetivos sejam atingidos, metas sejam alcançadas e trabalhos sejam executados completamente. É um erro comum ouvirmos metade de uma frase e já partir para a sua conclusão, isso faz com que erros sejam cometidos.
Usando um telejornal como exemplo. Uma notícia é veiculada assim “ajuda à África mata...” e já partimos para a conclusão, “Como assim? Essas pessoas matando, que vergonha!” ou “Que tragédia! Como deixaram isso acontecer?”. A verdade é que a notícia ainda não havia terminado, mas a tendência é de ouvir apenas metade e já partir para a conclusão.
Um erro, pois a notícia original era “ajuda à África mata a fome de 1 milhão de pessoas!”.
A comunicação entre chefes e subordinados tem que ser muito eficaz. Se queremos que algo aconteça na empresa devemos ser muito claros no que estamos para falar. Se queremos fazer um trabalho bem feito devemos ouvir as ordens, sugestões ou críticas na íntegra antes de agir.
Não é fácil receber especialmente críticas, mesmo quando feita de uma maneira boa. Deve-se, sempre que possível, manter a mente mais aberta possível e, às vezes, simplesmente ouvir, mesmo quando é algo que sabemos. Pode ser que há um detalhe ou outro que nós não sabemos ou nos atentamos.
Para ser compreendido é necessário falar as coisas com clareza, sempre em um tom de voz calmo e sereno. Ninguém consegue apresentar seu ponto de vista no grito. Isso é muito importante quando for reportar a algum superior ou colega algo importante.
Podemos ver de um modo muito comum ver as empresas enchendo a boca para falar que tem planejamento, mas a comunicação interna da empresa é falha. Tarefas só serão executadas de maneira correta se a comunicação for 100% eficaz.
A teoria da comunicação eficaz é muito simples, a aplicação prática dela extremamente difícil. Depende do emissor se comunicar bem e do receptor receber essa mensagem íntegra, já são 2 fatores logo ali. Além desses 2 fatores, há fatores externos que podem interferir. Para termos uma empresa de sucesso, para sermos profissionais bem sucedidos, para sermos melhores filhos, amigos, parceiros e etc. devemos focar em reproduzirmos corretamente a mensagem e receber integralmente a mensagem.