Por ter passado muito tempo trabalhando no meio de intercâmbios, especificamente intercâmbios agrícolas, escrevo hoje algumas dicas sobre o assunto.
Ouvimos muitas vezes que o mercado de trabalho procura pessoas que tem vivência internacional e inglês avançado ou fluente. Isso é verdade, mas é necessário, antes de escolher o programa, saber algumas coisas.
A primeira coisa que é necessária saber é que a pessoa estará imersa em uma sociedade e cultura totalmente diferente daquela que está acostumado. Essa adaptação é muito difícil e exige paciência e muita, mas muita determinação.
É normal sentir saudade da família, dos amigos, das próprias coisas, da comida de casa e do “calor” do povo brasileiro.
A segunda questão a ser avaliada é procurar um programa que atenda às necessidades e às expectativas geradas.
Existem inúmeras opções para intercâmbio a serem escolhidas, mas é necessário que o interessado saiba muito bem qual é seu perfil e seu objetivo com essa viagem para não ter decepções.
Se você gostaria de aprender inglês, coloque isso como o principal foco, não escolha um programa do tipo “work & travel” ou estágios. Evite, se possível, as escolas “mais baratas” e os principais destinos de brasileiros. Lembre que o seu foco é aprender inglês, então tente se distanciar ao máximo do português e a qualidade da escola reflete muito no aprendizado. É importante que você já saiba qual o nível do seu inglês antes de viajar. Cursos preparatórios para exames de proficiência são muito indicados pra fazer no exterior.
A opção de estágios ou “work & travel” são muito boas para quem quer vivenciar o mercado de trabalho no exterior ou, no caso do work & travel, fazer um pequeno pé de meia. Não se iluda que vai voltar falando inglês super bem que isso não acontecerá. Você estará focado em trabalhar, normalmente convivendo com outros estrangeiros e estará cansado. O inglês melhora, mas não é um salto na qualidade do idioma não.
Agora, se sua opção é apenas ter uma experiência no exterior, curtir o país ou simplesmente vivenciar a cultura a opção mais indicada são as escolas que oferecem muitas atividades ao ar livre, ou estar em um país que permite trabalhar enquanto estuda e poderá procurar trabalhos em áreas que tenha bastante contato com pessoas, como restaurantes, lojas, etc.
Quando procura desenvolvimento profissional na sua área de atuação, não “perca tempo” nos programas de work & travel ou simplesmente curso de inglês, ah não ser que seja para exames de proficiência ou sua empresa exige um “boost” na língua. Existem programas de estágios, cursos específicos para a sua área de atuação ou programas de pós-graduação.
Existem muitas empresas que oferecem intercâmbios. Para escolher a empresa, pesquise as opções, busque histórico dessas e o principal, veja se a empresa e a pessoa que está vendendo o programa te passa confiança. Não deixe passar nada em branco, pergunte tudo e assim poderá aproveitar essa experiência que será de valia pelo resto da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário