terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A tecnologia que chega ao campo

Foi se o tempo em que o produtor rural brasileiro era visto como desatualizado, como alguém que não sabe o que acontece no mundo porque passa o tempo todo na fazenda e não tem comunicação com a vida urbana.

Com o fácil acesso a um computador, uma televisão por satélite e internet (mesmo com pouca qualidade) fazem com que o produtor esteja inserido no mundo.

Na verdade, hoje o campo vive com muita tecnologia de ponta. O GPS é uma realidade nas lavouras, onde a área é mapeada para diversos fins, seja para saber quanto produziu, seja para a aplicação de defensivos agrícolas ou para a fertilização de solo, além de outros usos.

A genética é algo também muito presente. Os trabalhos de melhoramento genético do rebanho e das culturas têm sido notáveis. O uso de híbridos e de transgênicos é comum nas fazendas. As florestas de eucaliptos usam muito árvores clones, ou seja, com as mesmas características genéticas. Isso é feito para que a floresta tenha as características desejadas para os devidos fins.

Os tratores hoje em dia são muito diferentes dos de 10, 15 anos atrás. Eles têm várias funções no computador de bordo, tem piloto automático, ar-condicionado. Hoje é muito confortável para o operador. Além de tudo, o trator, a colhedora ou pulverizador passam todas as informações das operações e assim tem um excelente controle sobre o que está acontecendo.

De um modo geral, uma semente com mais qualidade, entenda-se melhor genética, exige mais cuidados. Qualquer deslize pode significar um prejuízo grande ao produtor, já que quanto mais qualidade maior é o custo de produção.

Com essa realidade, é possível observar que há produtores querem comprar os produtos com a maior qualidade para uma produção melhor, mas não dispõem da tecnologia necessária para que esse produto produza o máximo, correndo o risco de prejuízos.

É importante que toda área de produção tenha um profissional capacitado, seja Engenheiro Agrônomo, Médico Veterinário, Zootecnista ou Engenheiro Florestal acompanhando as atividades para que ele possa auxiliar no planejamento, execução e acompanhamento da produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário