Olá pessoal, estou iniciando a minha vida de blogueiro.
O objetivo com esse blog é de colocarmos em foco como o agronegócio afeta nossas vidas. O nosso cotidiano é repleto de coisas que vem da agropecuária. Seja na nossa alimentação, seja nas nossas roupas e nos móveis de nossa casa.
Quando reclamamos do preço do alimento, o que não ocorre muitas vezes é de entender as razões desses acontecimentos.
Vivemos em um país onde o governo incentiva a produção de carros isentando-os de impostos, mas sequer pensa em tirar os impostos dos alimentos que consumimos diariamente. A falta de infra-estrutura especialmente na área de transporte é gritante. Pagamos caríssimo pelo frete e isso logicamente afeta o preço do nosso prato, das nossas roupas, etc.
Recentemente, o agronegócio ficou mais em evidência com a votação do Código Florestal. Entrou em debate um conceito de Agropecuária X Preocupação Ambiental. Durante a época o agro foi pintado como o grande vilão ambiental. Poucos percebem que quem é o grande vilão ambiental somos nós, a própria sociedade e não apenas um setor econômico.
Nós compramos e produzimos diariamente uma quantidade enorme de lixo e nem sequer incentivamos de fato a reciclagem. Lógico que isso é uma generalização, pois há pessoas que se dedicam de fato a isso, mas a verdade é que a grande maioria prefere a praticidade do mundo moderno às questões ambientais.
Talvez a questão ambiental seja o assunto da moda, mas também temos o olhar social da coisa. Não podemos permitir que a sociedade rural entre em colapso, pois assim haverá um êxodo para as cidades e todos os problemas que reclamamos diariamente como violência, fome e miséria aumentam. Não podemos como sociedade, permitir que tenhamos crise no setor suíno, por exemplo, onde o produtor recebe pelo Kg de carne menos que o custo de produção de Kg de carne suína.
Precisamos de uma sinergia entre sociedade rural, sociedade urbana e governantes. Quando conseguirmos isso, o benefício será de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário