terça-feira, 18 de setembro de 2012

A batata e a Grande Fome na Irlanda



Entre 1845 e 1849 a Irlanda passou por um período terrível de fome, doenças e emigração em massa. Estima-se que a população do país diminuiu de 20 a 25 por cento nesse período.

O principal causador dessa terrível época foi um fungo que afetou a produção de batata (Solanum tuberosum), principal alimento do povo irlandês. 

O nome desse fungo é Phytophtora infestans que causa uma doença conhecida como requeima da batata, requeima do tomateiro, míldio da batata, mela e outros nomes Brasil afora. 

Como assim requeima do Tomateiro? Assim como a batata, o tomate também é da família Solanacea. Por isso, essa doença é uma das principais das duas culturas.

Essa doença causa muitos danos à cultura e pode ocorrer em qualquer fase do desenvolvimento da planta. Os sintomas podem variar de acordo com a temperatura, umidade, luminosidade. Os primeiros sintomas nas folhas normalmente são manchas de tecido encharcado, frequentemente em bordos das folhas basais. Com clima úmido permanecendo, essas manchas aumentam rapidamente e originam manchas pardas necrosadas com bordos indefinidos.

Quando ataca os tubérculos, a doença normalmente apresentam manchas pardas ou púrpuras de tecido encharcado escuro que se aprofundam para o interior de tecidos sadios. Depois, as áreas tornam-se rígidas e levemente deprimidas. Isso faz com que esteja susceptível a bactérias e fungos saprofíticos que causam podridão mole.

Com esse dano e sem tecnologias para conter a doença, os irlandeses começaram a passar fome porque não havia comida suficiente. Isso causou a morte de muitas pessoas e consequente emigração especialmente para os EUA.

A doença ainda afeta de maneira significativa os produtores hoje. Tanto a batata como o tomate são constantemente bombardeados com fungicidas químicos e há vários produtos registrados no Ministério da Agricultura. Os produtores orgânicos utilizam extratos de nim ou calda bordalesa no controle da doença, embora haja pesquisas para definir outros meios para controle, como o uso de óleos essenciais de plantas medicinais e outros.

Aliado a isso é necessário que o produtor utilize técnicas culturais para o controle da doença como comprar batata semente saudável, destruir fontes de inoculo da doença, utilizar cultivares resistentes e evitar plantio em lugares da alta umidade.

Se os irlandeses daquela época soubessem dessas técnicas de cultivo, quem sabe essa Grande Fome poderia ter sido minimizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário