terça-feira, 11 de setembro de 2012

O mercado do café



Depois de um período de ausência por questões profissionais, volto a escrever no blog. Hoje voltado à bebida mais consumida no mundo, o café.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de café e é sabido que a bebida está presente na mesa dos brasileiros no café da manhã, depois do almoço e no lanche da tarde.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou que o café, representa 6,6% das exportações de janeiro a agosto de 2012. Mas isso não quer dizer que é uma notícia boa.

Nesses meses em 2011 o faturamento foi de U$ 5,3 bilhões, já em 2012 o faturamento foi de apenas U$ 4,1 bilhões. O volume embarcado caiu 17,4%, sendo que no ano passado de janeiro a agosto embarcaram 21,3 milhões de sacas e esse ano apenas 17,6 milhões.

A Alemanha é o principal comprador de café verde do Brasil, seguido dos EUA. Esses países importaram menos do nosso produto. Já Reino Unido, Eslovênia e Suécia, aumentaram as importações do café brasileiro.

Os dados publicados também indicam um aumento do consumo brasileiro de café, passando de 19,72 milhões de sacas em 2011 para 20,4 milhões em 2012.

Fonte: MAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário