quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O principal verde da salada



Na hora de comer uma salada o ingrediente mais lembrado é a alface. 

A alface (Lactuca sativa) é uma planta da família Asteraceae muito utilizada na alimentação diária. Originária do leste do Mediterrâneo, é consumida desde cerca de 500 a.C. e pode ser cultivada a qualquer época do ano.

O ciclo da cultura é considedo curto, sendo que normalmente é semeada em bandejas e transplantada com cerca de 20 a 30 dias. A colheita acontece cerca de 50 a 80 dias após a semeadura.

O produtor precisa estar sempre em cima da produção, uma vez que, por ser de ciclo curto, qualquer deficiência hídrica, deficiência nutricional ou ataque de pragas e doenças afeta muito a produção. 

Normalmente quando compramos alface no supermercado escolhemos a mais bonita. Se o produtor permite que seja atacada por pragas ou doenças, ou tenha falta de água, o pé ficará feio e perderá seu valor de mercado.

A cultura é susceptível a algumas doenças como sptoriose, cercosporiose, tombamento, podridão por Sclerotínia, míldio e outras. Além dessas doenças, temos ataques de pragas como larva minadora e pulgão.
A irrigação na alface é muito importante. É muito comum o uso de irrigação por microaspersão e por gotejamento. 

Um sistema de produção que tem sido bastante utilizada para a cultura é a hidroponia. Isso garante que a planta não tenha problemas de stress hídrico e nem falta de nutrientes. Normalmente esse sistema é feito em casas de vegetação (estufas) que permitem um controle maior do ambiente sendo assim ficando menos exposto a doenças e pragas.

Quando cultivada à campo é comum o uso de uma técnica chamada mulching, que utiliza uma cobertura plástica no solo. Isso tem vantagem, pois não é necessário recorrer a capinas ou uso de herbicidas para controle de plantas invasoras.

Outra técnica utilizada é o plantio em túnel baixo, que consiste em formar um arco com aço galvanizado e um filme plástico. Assim como a falta de água, a alface também é afetada por excesso de água e essa técnica tem por fim evitar danos causados por excesso de chuva.

A produção de alface orgânica é uma boa alternativa para agregar valor ao produto, mas requer também uma mão de obra bem intensa. 

Olhando o lado do produtor é importante que ele considere vários fatores antes de começar a produzir alface, como regime de chuvas, temperatura, fertilidade do solo e proximidade com o consumidor. Uma vez produzindo é importante estar sempre ligado para novas tecnologias para reduzir custos e aumentar a qualidade e produtividade.

Para consumidores não há tanta variação para o consumo de alface, mas é importante saber que em épocas de muita chuva ou muita seca que pode haver aumento de preço e queda na qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário